“Aqueles que passam por nós não vão sós, deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.
(O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry)
ONDE
Evento Online
QUANDO
de 14 a 16 de outubro de 2020
Prof. Dr. Miguel Angel Chincaro Bernuy
UTFPR - BRASIL
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas (2019)....
Profª Drª Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade
UNIVERSIDADE DE COIMBRA - PORTUGAL
Doutora em História - Didática pela Universidade de Coimbra e pós-doutora em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela mesma Universidade....
Prof. Dr. Marcos Vinícius Francisco
UEM/UNOESTE - BRASIL
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física da UNESP. Mestre e Doutor em Educação pela mesma instituição. Realizou um Doutorado Sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid na Espanha e concluiu um Pós-Doutorado na área de Educação...
Profª Drª Annecy Tojeiro Giordani
UENP - BRASIL
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (1984) pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Mestrado (2000), Doutorado (2003) e Pós-doutorado (2013) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo....
Profª. Drª . Mirella Baldassare
Universidade de L'Aquila - Itália
Psicoterapeuta, lavora da molti anni nel campo della ricerca em psicoterapia dei soggetti em idade evolutiva e della coppia. Studiato a Roma, PhD em psicologia clínica, Università San Diego (Califórnia).
Profª Drª Marília Bazan Blanco
UENP - BRASIL
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002), Mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos ....
Currículo Resumido: Pós-doutorado realizado conjuntamente no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CAPES/ITA) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na concepção e execução do projeto Inova ITA – Inovação na educação em Engenharia. Pós-doutorado com ênfase em Educação Digital e Ensino de Física, realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Master Business Administration (MBA) em Gestão da Inovação em Saúde (IE/USP). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC) e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Especialista em Qualidade na Educação Básica (INEAM/OEA/USA), possuindo licenciatura em Pedagogia (2004) e em Física (1984) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É presidente do Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE) tendo sido seu fundador (1997). Atuou como autor e coordenador geral e do Projeto Condigital (MEC/MCT/FNDE) executando o plano geral de Física Vivencial: uma aventura do conhecimento, pelo IGGE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital e Educação Científica e Tecnológica. Pública obras e artigos especializados e tem a coluna Educação Digital na Revista Escola Particular (SIEEESP). Escreve para periódicos nacionais e internacionais, focando nos seguintes temas: EDUCAÇÃO 4.0, educação, educação aberta e personalizada, educação digital, ciberarquitetura e hipermídia digital, física experimental, laboratório portátil para ensino de física, cultura e formação continuada à docência e gestão do conhecimento. Atua como pesquisador-convidado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial/Ministério da Defesa, desde 1992. Ministra palestras para executivos, gestores, educadores e especialistas em Educação 4.0 e Inovação Institucional. É fundador da Laborciencia editora (1989), Digital Education/Brasil (2011) e realizador do Projeto e-duca Brasil (2012). É fundador e Chairman do Instituto para a Formação Continuada em educação (IFCE) e é o idealizador da arquitetura de sistema digital e gestão do conhecimento da Thot Academy (2015). Sua obra mais importante, publicada em 2017, apresenta a concepção (academicamente validada) do modelo teórico-tecnológico da EDUCAÇÃO 4.0.
Soreya Reyes González é diretora da Educa Tech México, tem experiência em Internacionalização, Pesquisa de mercado, Planejamento estratégico, Gerenciamento de projetos, Comércio exterior, Inovação educacional, e-learning , Gestão universitária, Universidade Corporativo, Programas de Pós-Graduação e Educação Continuada e Ensino.
Currículo Resumido: Doutora em História – Didática pela Universidade de Coimbra e pós-doutora em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela mesma Universidade. Possui Mestrado em História Económica e Social Contemporânea e Licenciatura em História. É Professora no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Grupo Humanidades Digitais e no Núcleo de Estudos em Pedagogia no Ensino Superior do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-UC) da Universidade de Coimbra, integrando, atualmente, a equipe de coordenação do referido Centro. É também investigadora na Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta e em vários grupos de pesquisa de diferentes universidades brasileiras. Tem participado em diferentes projetos internacionais relacionados com as Tecnologias Educativas e com a Formação de Professores. As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação, tendo participado em diferentes publicações nacionais e internacionais e sido oradora convidada, tanto em Portugal como no estrangeiro, nessas mesmas áreas.
Currículo Resumido: Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física da UNESP. Mestre e Doutor em Educação pela mesma instituição. Realizou um Doutorado Sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid na Espanha e concluiu um Pós-Doutorado na área de Educação junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente é docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste; docente da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Editor da Revista Colloquium Humanarum. Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) e Coordenador da Red Latino americana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social Seus estudos e pesquisas têm ênfase em: bullying escolar; violência escolar; políticas educacionais; populações expostas à desigualdade social e Educação Física escolar (metodologia de ensino crítico-superadora), a partir dos referenciais teóricos da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural (base epistemológica o materialismo histórico-dialético).
Currículo Resumido: Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (1984) pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Mestrado (2000), Doutorado (2003) e Pós-doutorado (2013) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Especialista em Administração Hospitalar e em Enfermagem do Trabalho, com Aperfeiçoamento em Licenciatura Plena em Formação Pedagógica para Docentes. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), atua no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP), Mestrado Profissional em Ensino. É coordenadora geral da Editora UENP, líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Ensino (GPEMEN). Pesquisadora nas linhas: Formação de professores e profissionais no ensino em saúde; Formação docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens.
Currículo Resumido: Psicoterapeuta, lavora da molti anni nel campo della ricerca em psicoterapia dei soggetti em idade evolutiva e della coppia. Studiato a Roma, PhD em psicologia clínica, Università San Diego (Califórnia). È didatta e professor de Psicoterapia presso la Scuola Europea di Psicoterapia Scientifica e presso la Scuola di Specializzazione em Psichiatria, Università degli Studi de ‘L’Aquila. Há formação completa e especialização em psicoterapia psicanalítica breve com o professor E. Gilliéron (Losanna) e a tradução para a língua italiana de sua operação, pubblicate presso le Edizioni Universitarie Romane. Em 1990 é publicado Età Evolutive and Brief Psychotherapy. Lavora a Parigi, ai grupo de supervisão de psicoterapia para operadoras istituzioni presso il C.E.F.R.A.P. (Centro francese per la formazione e la ricerca aplicata em psicologia) professor diretor Gilliéron.
Currículo Resumido: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002), Mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015), com estágio de Pós-doutoramento em Educação Especial na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho- UNESP. É docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná- Campus Cornélio Procópio, especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia.
Currículo Resumido: Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2002) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Atualmente é doutoranda bolsista da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pedagogo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e gestora no Departamento de Educação – DEPEDUC/PROGRAD da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua na área de Educação, com experiência na Educação Básica e na Educação Superior, com ênfase na gestão de equipes para acompanhamento pedagógico, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar e universitária, formação de professores, profissionalização docente, metodologias participativas, avaliação e currículos inovadores.
Currículo Resumido: Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atualmente é Professor de Ensino Superior e Pesquisador da Universidade Estadual do Norte do Paraná, docente no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Ensino – UENP e líder dos Grupos de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Processos Cognitivos e do Educação Matemática (GEPIEEM), Membro do Comitê Assessor de Área (CAAs) – Ciências Exatas e da Terra da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, triênio 2017-2019. Editor-chefe da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino – REPPE.
COORDENAÇÃO GERAL
Prof.ª Ma. Cristiane Fernandes
Prof.ª Ma. Denise da Silva de Oliveira
CORPO EDITORIAL/ORGANIZADORES
Responsável Acadêmico: Edson Santo Rossieri
Responsável Comunicação e Marketing: Amanda Karla da SIlva